PESQUISA COVID-19
MONITORAMENTO DA SAÚDE DOS ACS EM TEMPOS DE COVID-19
.
Sobre a Pesquisa
Uma das dramáticas consequências da alta transmissibilidade do vírus Sars-CoV-2 tem sido o acometimento por COVID-19, em larga escala, de profissionais do setor saúde, quadro comprovado em diversos países. Na atual pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde atribuiu ao trabalhador Agente Comunitário de Saúde (ACS), no que compete à promoção, prevenção e controle de agravos, papel fundamental no reforço ao atributo da orientação comunitária.
Esta pesquisa tem como objetivo:
- analisar os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde dos ACS e as demandas desses trabalhadores no que se refere às condições de trabalho e à formação profissional. O estudo é realizado com ACS de três capitais do país que apresentam elevado número de casos e os primeiros registros de transmissão comunitária – São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza – bem como de cidades de cada umas das respectivas regiões metropolitanas – Guarulhos, São Gonçalo e Maracanaú.
Os produtos da pesquisa serão:
-painel digital disponibilizado em plataforma virtual com o registro do impacto da pandemia sobre a saúde dos ACS

- boletins bimestrais com os resultados e análises acerca das condições de saúde, de trabalho e de formação profissional dos ACS.

Os produtos contribuirão para acompanhamento dos ACS e para indicar a necessidade de implantação de medidas e políticas públicas que garantam a proteção e a recuperação da saúde dos Agentes.
Esta pesquisa está sendo realizada no período de março a dezembro de 2020, foi reconhecida como estratégica pela Fiocruz e é financiada pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, através do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão de Sistema e Serviços de Saúde - Fiocruz/VPPCB/PMA.
Equipe de pesquisadores:

Mariana Lima Nogueira (EPSJV/Fiocruz) - Coordenação 
contato: mariana.nogueira@fiocruz.br

Camila Furlanetti Borges (EPSJV/Fiocruz) - Coordenação adjunta
contato: camila.borges@fiocruz.br

Alda Lacerda (EPSJV/Fiocruz), Aldo Pontes (ICICT/Fiocruz), Angélica Ferreira Fonseca (EPSJV/Fiocruz), Areta Peixoto Vellasques (EPSJV/Fiocruz), Cristina Maria Massadar Morel (EPSJV/Fiocruz), Daniel Felix Valsechi (EPSJV/Fiocruz), Fábio Falcão Monteiro (Cooperação Social – Presidência/Fiocruz), Jefferson da Costa Lima (ICICT/Fiocruz), Letícia Batista da Silva (EPSJV/Fiocruz), Marcel de Moraes Pedroso (ICICT/Fiocruz), Marcelo Rabaço (ICICT/Fiocruz), Márcia Valéria Morosini (EPSJV/Fiocruz), Márcio Candeias Marques (EPSJV/Fiocruz), Marco Antonio Rocha (ICICT/Fiocruz), Maria Idalice Silva Barbosa (EPSJV/Fiocruz), Paulo Roberto Borges de Souza Junior (ICICT/Fiocruz), Rodrigo Murtinho (ICICT/Fiocruz), Sábata Rodrigues de Moraes Rego (EPSJV/Fiocruz), Tânia Santos (ICICT/Fiocruz) e Vanira Pessoa (Fiocruz-CE)